
29 de setembro de 2020
A grande liquidação que virou tendência no Brasil, a Black Friday, pode ser adaptada para qualquer tipo de comércio. Geralmente usada no segundo semestre para aproveitar as festas de fim de ano, a campanha tem o objetivo de ofertar produtos a preços baixos e é aderida por lojas dos mais variados segmentos.
Mas para garantir boas vendas é preciso planejar com antecedência e atenção cada etapa do processo, evitando, assim, problemas como falta de produtos ou até mesmo cair em algum golpe. Pensando nisso, o Recife Centro trouxe dicas de como fazer cada etapa de planejamento para seu negócio e dicas para aproveitar o melhor da Black Friday. Confira!
Abasteça o estoque
Toda loja possui um produto que é líder de vendas. Identifique a estrela do seu negócio e garanta que ele não falte. Caso não esteja claro qual é o queridinho dos consumidores, analise o histórico de vendas e defina quais são os itens mais procurados.
Uma vez estabelecido os produtos mais vendidos, procure o fornecedor e reponha em maior quantidade no estoque. Também é válido perguntar o que ele pode oferecer para a Black Friday, ter muitas opções é um ótimo atrativo para os clientes.
O prazo de entrega do fornecedor também é um ponto a ser levado em consideração. Afinal, não há vendas sem mercadoria e ela precisa estar disponível na sua empresa em tempo hábil.
Pesquise os preços antes da Black Friday
É muito fácil se enganar com os preços promocionais que são ofertados neste período de campanha. Para identificar se o valor é justo e condiz com a realidade, pesquise o histórico e os preços dos fornecedores não apenas neste ano, mas nos anteriores. Dessa forma você terá informações valiosas na hora de negociar.
Com o costume de pesquisar valores, também se evita aquela tática – reprovada por lei – de empresas que aumentam o preço um produto por um tempo e depois promovem a diminuição do valor, só que na verdade a quantia apenas voltou ao que era antes.
Pense no transporte
Imagine as ruas do centro do Recife e do comércio sempre lotadas, é fácil deduzir que muitas pessoas que compram em atacado podem se antecipar para garantir os produtos de revenda, o que faz com que a quantidade de comerciantes na rua duplique.
Na Black Friday, tenha em mente a quantidade de mercadoria que vai transitar do fornecedor até sua loja. Principalmente porque algumas ruas do centro são de fácil acesso para quem está caminhando, mas não para automóveis.
Um transporte preparado e adaptado, que tenha espaço para os produtos, é um diferencial importante no deslocamento. Isso assegura, inclusive, que os itens cheguem sem danificação e danos prejudiciais ao seu negócio.
Para saber quais ruas e mercadorias são mais comuns e fáceis de encontrar, confira as dicas do Recife Centro aqui.
Crie expectativa
Para atingir bons resultados na revenda de seus produtos, deixe o público saber que terá Black Friday no seu negócio. Seja por redes sociais, WhatsApp ou até no boca a boca, espalhe a novidade entre conhecidos e clientes. Com grande expectativa e bons descontos, sua loja será lembrada e visitada com mais frequência.
Pense com antecedência
Quanto mais cedo for planejado a campanha promocional do seu negócio, mais tempo haverá para se adaptar e prever possíveis complicações, já que a Black Friday acontece em um curto período de tempo. Dessa forma, evita-se que possíveis problemas permaneçam em longo prazo.
No ponto de vista do varejo, se um cliente aponta algum problema durante a venda do seu produto e a empresa consegue resolver rapidamente, isso se torna uma qualidade do trabalho, gerando a consequência de que aquele comércio é ágil no atendimento pós-venda. Por isso, procurar prever uma crise é essencial.
Todas as sugestões indicadas acima precisam ser pensadas com semanas de antecedência, para que seu comércio passe pelo período de Black Friday da melhor maneira possível.
Evite golpes na Black Friday
É comum haver variações de preços equivocados no comércio e na ansiedade em aproveitar as promoções, os consumidores podem ser vítimas de golpe. Veja as dicas do Procon Recife para driblar os valores falsos:
- Pesquise referências sobre a reputação do fornecedor em sites como Reclame Aqui. Se o número de reclamações for muito alto, desconfie;
- Saiba o valor médio de mercado da mercadoria que você pretende comprar, para não cair numa promoção fria [aquelas que parecem, mas não são], essa prática é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor por ser considerada publicidade enganosa, passível de multa ao estabelecimento;
- Fique ligado nas promoções enviadas por e-mail. Golpistas podem mandar um link falso com o objetivo de roubar seus dados. Não clique em nada suspeito;
- Verifique as condições de pagamento e prefira pagamento à vista em dinheiro. A lei, que regulamenta a diferenciação de preços em função da forma de pagamento, autoriza comerciantes a cobrarem preços diferentes para um mesmo produto, para pagamentos com dinheiro e cartão.
- O fornecedor somente é obrigado a trocar seu produto se houver defeito de fabricação na peça.
A Black Friday é uma ótima oportunidade para compras em desconto no atacado e no varejo, mas é preciso cuidado e reflexão para atingir bons resultados. Planeje sua estratégia, garanta o melhor preço e se previna contra possíveis golpes.
Também é possível se programar para o dia de compras em nosso site. No Recife Centro você encontra as melhores lojas localizadas no centro da cidade, fica por dentro dos horários de funcionamento e ainda possibilita fazer buscas de produtos específicos, garantindo uma organização simples e otimizada. Confira nossa home!
Última atualização: 27 de outubro de 2020 as 14:48