12 de janeiro de 2021
O metrô do Recife é uma das opções mais populares de locomoção entre as principais regiões da cidade e, claro, pode ser bastante útil para te levar até o Centro do Recife. Hoje, esse meio de transporte é composto por vinte e nove estações na capital pernambucana e mais sete estações de VLT (metrô de superfície). Operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o metrô do Recife abrange 71 quilômetros de extensão com suas linhas e transporta, todos os dias, mais de 400 mil passageiros.
Mas vale a pena embarcar no metrô para chegar ao Centro do Recife? Para responder esta pergunta a esclarecer detalhes do funcionamento do transporte metroviário na Região Metropolitana do Recife, preparamos um guia com as informações essenciais para que você decida quando e como fazer melhor uso do metrô.
Para começar, você sabe como funcionam as linhas do metrô do Recife?
Se não sabe, te explicamos. E se já é um passageiro frequente, te ajudamos a entender melhor esse funcionamento para otimizar suas viagens. Basicamente, o metrô do Recife se divide entre duas linhas principais: a Linha Centro (que está subdividida entre a Linha Centro 1 e a Linha Centro 2) e a Linha Sul. Esta é a informação mais importante para se ter em mente quanto à dinâmica desse transporte, porque é dela que dependem todas as outras. malha local foi complementada no fim dos anos 1980 pela Linha Cajueiro Seco-Cabo, que era operada por locomotivas.
No site da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), você pode acessar o mapa das linhas de metrô do Recife para compreender, a partir de uma visão geral da capital pernambucana, a forma como elas foram distribuídas pela cidade e Região Metropolitana. De maneira geral, a distância média entre estações é de 1,2 quilômetros, e os veículos se locomovem a uma velocidade média de 40 km/h, podendo alcançar o ritmo de 80 km/h.
Os trens da Linha Centro partem da Estação Recife, no Bairro de São José, com dois destinos-chave: a Linha Centro 1 segue rumo à estação de Camaragibe e a Linha Centro 2 parte em direção à estação de Jaboatão dos Guararapes. Em função do projeto original da malha metroviária local, as duas linhas compartilham algumas estações em seu percurso, mesmo com trajetórias direcionadas a regiões diferentes.
Já a Linha Sul, que se estende por mais de 25 quilômetros de comprimento, parte da Estação Joana Bezerra, no Recife, com destino a Cajueiro Seco. O percurso abrange estações como Largo da Paz, Imbiribeira, Antônio Falcão, Shopping Recife, Tancredo Neves, Aeroporto, Porta Larga, Monte dos Guararapes e Prazeres.
E como funciona a integração entre o metrô do Recife e as linhas de ônibus?
As integrações são fundamentais para os passageiros que desejam percorrer apenas parte de seu trajeto utilizando o metrô. Sem que precisem comprar uma nova passagem para concluir a viagem em sua totalidade, eles podem descer do metrô e embarcar diretamente nos ônibus locais.
Para isso, precisam se dirigir a algum dos terminais de integração ônibus/metrô do Sistema Estrutural Integrado (SEI), localizados nas estações Recife, Joana Bezerra, Afogados, Santa Luzia, Barro, Cavaleiro, Jaboatão, Rodoviária, Cosme e Damião e Camaragibe, para as linhas Centro. E nas estações Largo da Paz, Aeroporto, Tancredo Neves, Prazeres e Cajueiro Seco para as linhas Sul.
Não é tão complexo quanto parece ser, acredite. Além dos letreiros sinalizadores, as linhas do metrô do Recife contam com outros tipos de descrição, como o desenho do mapeamento das linhas e serviço de alto-falantes anunciando os nomes e localizações das paradas. Nas placas, mapas e os respectivos nomes das estações são apontados e possuem, ainda, símbolos específicos (pictogramas) para indicar cada uma das estações.
E quanto custa a passagem no metrô do Recife?
Ao contrário do que acontece nos ônibus, cujas passagens têm preços diferentes de acordo com as linhas, o metrô do Recife possui tarifa única, independentemente do trajeto que se pretende fazer. Os passageiros pagam a taxa de R$ 4,00 (quatro reais) pelo passe do metrô, que teve seu valor reajustado pela última vez em março deste ano.
Esse passe pode ser adquirido em qualquer estação de metrô da capital pernambucana, devendo ser pago com dinheiro em espécie. Os passageiros também podem ter acesso às estações fazendo uso do Vale Eletrônico Metropolitano, o VEM Recife. Para isso, podem cruzar as catracas dos Terminais de Integração no sentido da saída e, em seguida, atravessá-las novamente no sentido de quem entra.
E qual o horário de funcionamento do metrô do Recife?
Este ano, devido às medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus, o metrô do Recife está funcionando em horário reduzido. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) tem operado o metrô local das 5h às 23h, tanto na Linha Centro como na Linha Sul. Mas, antes de sair de casa, vale a pena conferir a malha com todos os trajetos disponíveis e, claro, os horários de cada uma das linhas, que estão disponíveis no site da CBTU.
E quanto à acessibilidade? O metrô do Recife é mesmo acessível?
A resposta é sim. As estações do metrô do Recife contam com rampas de acesso que permitem a entrada e saída de cadeirantes. Algumas delas, como as estações Recife, Joana Bezerra, Camaragibe e todas as da Linha Sul, possuem também escadas rolantes e elevadores, que facilitam o trânsito de pessoas com dificuldade de locomoção. Para os passageiros com deficiência visual, o serviço de alto-falantes disponível no interior dos trens possibilita que se localizem entre as estações.
Fica fácil perceber que, além da acessibilidade e da tarifa única como algumas de suas principais vantagens, o metrô do Recife se torna uma boa opção como deslocamento até o Centro da cidade por sua praticidade e rapidez. Por não concorrer com outros veículos em seus trajetos, o metrô agiliza o percurso de seus passageiros e oferece, ainda, a possibilidade de integração com as principais linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. Por outro lado, sua malha é um pouco mais restrita e não contempla todos os pontos de parada que os ônibus alcançam.
Para decidir qual o melhor meio de transporte para o seu roteiro, vale a pena analisar as opções para o seu trajeto de acordo com o tempo reservado para as atividades que você planejou e com o ponto de partida da sua viagem. Acesse nosso portal de conteúdos para mais dicas e informações sobre as melhores rotas e formas de deslocamento até o Centro do Recife.
Última atualização: 12 de janeiro de 2021 as 11:26