26 de novembro de 2020
As últimas semanas do ano são marcadas por confraternizações e festas que celebram a vida, a fé e boas vibrações, além de renovar a esperança por dias melhores. É com esse clima que dezembro abre as portas para o natal, reunindo amigos e familiares.
Como a maioria dos encontros costumam acontecer em casa, já virou tradição começar a pensar nas decorações de natal por volta de novembro ou até mesmo antes, no final de outubro. Alternativas não faltam para caprichar nos enfeites, por isso, o Recife Centro separou dicas para ajudar o leitor na hora de escolher como embelezar o lugar. Confira!
Laços nunca saem de moda
Dá para usar laços das mais variadas formas, tamanhos e estampas. Por serem tão versáteis, os lacinhos sempre marcam presença nas decorações de natal e garante aquele tom delicado e harmonioso. Para os que gostam de colocar a mão na massa, é possível se aventurar na diversidade das estampas e texturas, comprando o material e deixando o adorno do jeito que quiser.
Mas se praticidade é essencial, também existe a opção de comprar os laços prontos, garantindo mais agilidade na hora de montar as decorações de natal. Uma vez que os lacinhos estiverem em mãos, toda criatividade é válida. Eles podem ficar pendurados na árvore de natal, substituindo até a tradicional estrela do topo. Também se vê os itens acompanhados das guirlandas natalinas, por exemplo.
Iluminação é o queridinho do Natal
A primeira vez que percebemos que o natal está se aproximando é quando as iluminações natalinas começam a aparecer em shoppings, lojas, praças e lugares públicos. É claro que na maioria das residências isso não seria diferente.
O popular pisca-pisca pode ser usado das mais variadas formas e em qualquer lugar. Muito comum encontrar essa iluminação contornando a árvore de natal. Em casas e apartamentos que possuem grade nas janelas e varandas, também é válido enrolar o pisca-pisca.
O mais legal desse tipo de iluminação é a quantidade de opções de luz e formatos. Tem pisca-pisca colorido ou não, no molde tradicional ou redondos, estrelados. Há diferença, inclusive, no ritmo que as luzes piscam. Nossa dica é usar a iluminação de uma cor só na árvore de natal, já que ela carrega muitas cores e variedades nos outros elementos.
Natal romântico
Nem todo natal se passa na companhia de muitas pessoas. Há quem faça a celebração a dois, na presença apenas da pessoa amada. Se você gosta do romantismo, vale deixar as decorações de natal o mais romântica possível.
O elemento que mais compõe o ambiente romântico é a vela. Mas cuidado com os excessos, se vamos caprichar na iluminação para a pessoa amada, é bom diminuir a quantidade de pisca-pisca.
Outro cuidado importante é o local onde as velas vão ficar para não causar acidentes. Como as decorações de natal costumam ter muito plástico, tecido e papel, o contato com o fogo pode ser perigoso. Fiquem sempre atentos.
Bolas vermelhas são um clássico
Se vamos falar de tradição natalina, elas precisam estar presente: as bolinhas vermelhas. A cor vermelha é uma das protagonistas nas decorações de natal, por isso, elas se dão super bem com o verde – outra cor comum no fim de ano – da árvore natalina.
Se você prefere fugir do óbvio e optar por uma árvore mais diferentona, é possível encontrar bolinhas de várias cores, como douradas, prateadas e brancas, por exemplo.
Réplica da neve: decoração em tons de branco
Já que o assunto é a cor branca, ela também é muito usada no mês de dezembro, tanto para o natal como para o Reveillon. Muitos gostam de ambientar a sala com o universo do Papai Noel, já que ele é o um dos ícones dessa época do ano.
Como ele vem do Polo Norte, nada mais justo do que usar tons de branco nas decorações de natal para recriar a neve. A cor pode ser usada nas guirlandas (algumas já são vendidas na cor branca), nas bolinhas ou nas estampas dos lacinhos.
Falando no bom velhinho…
O Papai Noel também é opção de decoração e acaba dando aquele toque especial, principalmente para quem tem crianças em casa. O personagem pode aparecer no ambiente das maneiras mais criativas possíveis: na árvore de natal, encostado nos móveis no tamanho grande ou em cima das estantes em formato menor.
Tem bonecos a pilha que dançam e cantam, ursinhos de pelúcia ou crochê, além de pratos e copos decorativos com o rosto do bom velhinho. O trenó, as renas e os ajudantes do Papai Noel também podem ser encontrados em todas as formas citadas aqui, transformando a casa numa verdadeira fábrica de presentes. As crianças adoram!
Decorações artesanais de natal
Lembra que demos a opção de criar os lacinhos de maneira artesal? Para quem curte o estilo “faça você mesmo”, existem várias opções bacanas que vão além dos lacinhos.
Um elemento que sempre acaba sendo alvo da criatividade é a árvore de natal. Os que amam literatura, por exemplo, sempre empilham os livros no formato do pinheiro, incluindo apenas o pisca-pisca e a estrela do topo. Outra maneira de inovar é substituir as bolinhas vermelhas por fotos de polaroid com os melhores momentos da família. Assim, a árvore traduz os melhores momentos vividos pelos entes queridos e é uma maneira linda de celebrar o amor.
Por fim, tem pessoas que preferem dar visibilidade ao clima brasileiro no lugar da neve, optando por elementos mais tropicais nas decorações de natal. Uma maneira de fazer isso é usando frutas como elementos de decoração, principalmente aquelas que possuem as cores do natal: vermelho e verde.
A melancia e o morango são ótimas alternativas e podem ser feitas com cartolina e lápis de cor. Você pode escolher colocá-las em um barbante e pendurar ou espalhar as frutinhas pela mesa. Fica diferente e original.
Vivenciar momentos felizes com quem amamos é muito gratificante. Por isso, o natal é uma das épocas do ano mais esperada pelas pessoas. Reunir todos em casa, brincar, matar a saudade, não tem coisa melhor. A decoração entra como um detalhe especial que ajuda a manter o clima de amor e esperança no ar.
O Recife Centro sempre busca dar sugestões para compartilhar momentos bons com quem gostamos. Acompanhe essas e outras dicas em nosso blog!
Última atualização: 29 de janeiro de 2021 as 12:36