7 de outubro de 2020
Qual pernambucana não gosta de começar o fim de semana vestindo seu biquíni para aproveitar um dia ensolarado nas areias da praia de Boa Viagem? No Recife, a temporada de verão dura praticamente o ano inteiro e serve de motivação para reunir a turma, jogar conversa fora, se bronzear e curtir um bom petisco de frente para o mar. A combinação é infalível, mas o que vestir nesses momentos nem sempre é tão claro quanto um sábado de sol. Você sabe no que apostar da moda praia?
As tendências da moda também se aplicam às roupas de praia? É possível pegar um bronze e dar um mergulho sem abrir mão do estilo pessoal? A resposta para as duas perguntas é sim. E para não restar dúvidas, nós preparamos um guia definitivo de moda praia e de como se manter antenada com as vitrines e passarelas, mesmo usando um traje de banho. A partir de agora, você nunca mais vai puxar o primeiro maiô da gaveta sem pensar no que está vestindo. E vai aproveitar a próxima caminhada na praia para desfilar.
Dica 1: Aposte em modelos atemporais da moda praia
Um verdadeiro clássico nunca sai de moda. Não importa quantos biquínis você acumule na gaveta, comece investindo em modelos atemporais que nunca vão te deixar na mão. Aposte em cores neutras e sem estampas, como vermelho, branco, preto, verde escuro ou azul-marinho. Entra década e sai década, são peças-chave para a moda praia e vão acompanhar as transformações do seu corpo.
Ganhou peso? Perdeu peso? Está grávida? Tenha maiôs e biquínis que se adaptem a todas essas situações. Inclusive aos dias em que você simplesmente não estiver se sentindo confortável com o próprio corpo ou não tiver tempo de ser seletiva demais com o que vestir. Escolha modelagens de tamanho médio, que não sejam tão cavadas ou decotadas, já que a ideia, nesses casos, é priorizar o conforto e a versatilidade.
Dica 2: Invista em biquínis e acessórios artesanais
Entre as principais macrotendências da moda para os próximos anos, está a valorização do trabalho artesanal. Essa aposta tem sido vista em desfiles de grifes internacionais nas principais semanas de moda do mundo e, claro, tem tudo a ver com o verão recifense. No Centro da cidade, não faltam opções de peças de moda praia que foram fabricadas à mão, entre biquínis de crochê, maiôs, saídas de banho e chapéus. Nas imediações do Mercado de São José, no coração do Bairro de São José, é possível encontrar, ainda, cangas e bolsas com proposta handmade.
Aposte em modelos com materiais crus (não tingidos) ou de tonalidade próxima do bege ou marrom. Assim, as peças ganham aspecto ainda mais artesanal. Você pode complementar os biquínis e maiôs artesanais com acessórios rústicos, como pulseiras e brincos com acabamento amadeirado. Para uma proposta menos informal, aposte em acessórios metalizados em tom dourado e capriche no batom.
Dica 3: A saída de banho pode ser sua melhor amiga na moda praia
Uma saída de banho bem escolhida pode salvar até o biquíni mais sem graça, e dar um elevada na sua moda praia. Invista em vestidos, saias, túnicas ou quimonos de qualidade para valorizar seu biquíni ou maiô. Esse tipo de peça dura anos e vai te acompanhar por muitos verões, acredite. Para não ter erro, você pode seguir dois caminhos: apostar em cores neutras ou estampas versáteis. No caso dos neutros, opte por tons básicos como preto, branco, nude ou azul. No caso das estampas, as mais indicadas são as padronagens florais ou listradas. Elas combinam com qualquer outra peça ou acessório e são atemporais. Além de agregarem charme extra para os trajes de banho, as saídas de praia servem para quem vai “esticar” a manhã na praia e seguir direto para um almoço, happy hour ou encontro a dois. Elas dão um ar de casualidade ao look e transitam bem entre diferentes ocasiões.
Dica 4: Capriche nos acessórios
Não é porque você está indo à praia que não pode caprichar nos brincos, colares, pulseiras ou chapéus. Os acessórios agregam a chamada “informação de moda” ao visual, que nada mais é do que uma combinação de tendências tiradas de passarelas, vitrines e revistas especializadas. Tudo é questão de equilíbrio: se seu maiô ou biquíni tiver modelagem mais clássica, aposte em acessórios com pegada artesanal. Se o maiô ou biquíni for trabalhado à mão, complemente com acessórios moda praia metalizados e mais clássicos.
Entre as principais tendências das últimas temporadas, estão o mix de pulseiras (aposte em diferentes materiais, formatos e cores), as gargantilhas e as body chains (que funcionam como “colares” amarrados à cintura ou cruzados sobre o colo). Vale lembrar, contudo, de atentar para o possível desgaste das peças em contato com a água salgada do mar. Se necessário, guarde na bolsa antes de mergulhar. Ainda no quesito acessórios, aposte também nos chapéus de palha, que nunca ficam datados, e customize a peça com aplicações, bordados ou faixas de tecido. Os lenços também estão em alta e serão itens-chave por muitas temporadas, podendo ser usados como adereço de cabeça ou, ainda, amarrados às bolsas de praia. Que tal comprar um lenço neutro e, em casa, customizar seu acessório com a padronagem tie-dye?
Dica 5: Um maiô com recortes agrega estilo ao seu verão
Entre as modelagens mais ventiladas nas passarelas estrangeiras e nacionais para a moda praia, está o maiô com recortes inusitados. São peças com aberturas nas laterais, decotes que fogem ao óbvio, aberturas no abdômen e amarrações. Elas transformam um maiô neutro numa peça que se destaca na multidão. Ao escolher um maiô com recortes vazados, dois cuidados são necessários. O primeiro deles é não exagerar na estampa da saída de banho, nem nos acessórios. Deixe que os recortes da peça sejam o centro das atenções. O segundo é ainda mais simples, mas pode ter consequências desastrosas: capriche no protetor solar ou seu bronze poderá ter “buracos” de cor provocados pelos recortes da peça. Parece até engraçado, mas não custa nada redobrar a atenção.
E aí, ansiosa para colocar as dicas de moda praia em prática e curtir nosso verão? Navegue pelo nosso guia digital e confira todas as lojas de moda praia disponíveis no Centro do Recife, além de restaurantes, serviços e pontos turísticos da região.
Última atualização: 29 de janeiro de 2021 as 12:30