29 de setembro de 2020
Se tem algo que podemos encontrar de domingo a domingo nas ruas do Recife, é o comércio. Em todos os dias da semana, esteja o consumidor comprando pouco ou muito, até mesmo na relação entre comerciante e fornecedor, tudo é venda. Dentro deste universo é possível definir duas práticas distintas: o varejo e o atacado.
Com a rotina de fazer compras diariamente as definições de varejo e atacado pode acabar passando despercebidas, mas entender as características de cada modalidade traz vantagens, inclusive, na hora de economizar, encontrando preços adequados de acordo com a necessidade. Para acabar com as dúvidas, explicamos como funciona as duas formas de comércio, confira!
O que é atacado?
A principal característica do comércio atacadista é a venda de produtos em grande quantidade. Geralmente, a venda de atacado ocorre entre empresas e empreendedores que compram na intenção de expor a mercadoria no seu próprio negócio ou, no caso de restaurantes, para uso alimentício de seus clientes.
Outra particularidade de comprar por atacado é o preço baixo. Já que a tendência é vender em maior quantidade, quanto mais se compra, menos se paga. Como a compra e venda, neste caso, acontece entre fábrica (ou distribuidor) e revendedor, a vantagem aparece na quantidade, uma vez que o lojista vai comprar muitos itens por um preço baixo.
Para entender melhor, vamos imaginar que Maria é dona de uma farmácia. Ela não fabrica seus produtos, então precisa recorrer aos distribuidores farmacêuticos para reabastecer seu estoque. Maria comprou várias caixas de medicamentos diversos e, por isso, conseguiu desconto de fábrica. Essa diferença será percebida na revenda dos produtos, de onde ela vai tirar seu lucro.
Embora o exemplo destaque uma situação local, o formato de venda por atacado também pode envolver uma distribuição ampla, como para outras regiões municipais, estaduais e até mesmo nacionais.
Você, consumidor local que não é comerciante, deve estar se perguntando: “Se comprar por atacado é mais barato, posso ir ao distribuidor e comprar com desconto, certo?”. Em alguns casos, sim.
Os mercados atacadistas, por exemplo, são distribuidores. Então se o objetivo é comprar um ou dois itens com desconto, é preciso pesquisar em outros lugares, pois o preço da unidade pode variar. A vantagem neste modelo são para compras em grande quantidade. Para essa fusão entre atacado e varejo, se dá o nome de “atacarejo”, onde as duas modalidades atuam juntas.
Quem busca dicas de compras em atacado no centro do Recife, o Recife Centro traz dicas de lugares acessíveis e artigos mais comuns de serem encontrados na cidade, leia.
O que é varejo?
O varejo é a prática de comércio mais comum no mundo, sendo definida principalmente pela venda da unidade e pelo preço mais elevado em relação ao modelo anterior. A relação de compra e venda no mercado varejista é entre a loja e o cliente, além da área de atuação ser mais simples, única e rápida.
Se a fábrica vende para as lojas no estilo atacado e, por sua vez, elas revendem para os consumidores finais, essa última fase é chamada de comércio de varejo. A modalidade foi bastante afetada em Pernambuco por conta da pandemia do novo coronavírus, atingindo, em maio, recorde de queda em consequência do isolamento social.
Mas, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio de varejo teve alta de 18,9% em julho, sendo triplamente maior do que a média nacional e garantindo uma recuperação acelerada.
Ainda sobre os principais aspectos do varejo, vale lembrar que compras feitas pela internet, por profissionais autônomos ou até pelo telefone, serviços de telemarketing, também são chamados de varejo, não sendo exclusividade das lojas físicas.
Lembra da nossa amiga Maria no exemplo anterior? Com o estoque abastecido, os clientes vão procurar sua farmácia quando precisarem das unidades de remédio, ou seja, varejo. Por sua vez, Maria vai colocar o preço da unidade com base em seus concorrentes, já que o cliente não precisará comprar uma grande quantidade da medicação.
Logo, é correto afirmar que o comércio entre lojas e o cliente final, seja no empreendedor da esquina ou em lojas de shoppings, é definido dentro da modalidade de varejo.
E se você procura dicas de presentes, o Recife Centro traz sugestões de presentes para as mães. Também explicamos quais são os serviços oferecidos pelo Procon Recife.
Revisando a diferença entre atacado e varejo
Com tudo que foi exemplificado, podemos resumir que no varejo temos a compra por unidade e no atacado a compra em maiores quantidades dos produtos. Também entendemos que é preciso identificar a necessidade de quem compra e qual o melhor método de comércio dentro do que é proposto.
Há vantagem no comércio por atacado, já que comprando muitos itens o preço da unidade tende a diminuir. Outro ponto visto foi o alcance da compra e venda, com a possibilidade da compra por atacado atingir uma área maior do que o varejo. Veja essas e outras diferenças no quadro abaixo:
[quadro sugerido no briefing]
E não confunda: se o consumidor final – aquele que não repassa a mercadoria – compra no atacado, o ato não é visto como varejo. O que deve ser levado em conta para definir que tipo de compra está sendo feita é o formato da comercialização do produto oferecido.
O Recife Centro também dá dicas de como aproveitar o período de Black Friday no seu negócio sem cair em golpes. Confira essa e outras sugestões no nosso site.
Última atualização: 28 de outubro de 2020 as 09:23