29 de setembro de 2020
É impossível pensar no dia a dia de quem utiliza o transporte público no Recife e não se lembrar imediatamente do VEM, como ficou conhecido o Vale Eletrônico Metropolitano. Criado para tornar mais prático e seguro o embarque nos ônibus locais, o VEM Recife controla a circulação de passageiros na Região Metropolitana da cidade. Ele não é obrigatório em todas os percursos ofertados, mas somente os usuários que detêm o VEM podem usufruir da malha de transporte público local em sua totalidade, já que algumas linhas exigem embarque exclusivo com o cartão em mãos.
E como funciona o VEM?
Ao embarcar no veículo, cada usuário aproxima seu cartão de um validador. Em segundos, este equipamento lê e transmite os dados do vale eletrônico para um computador central. Prático, não é? E mais seguro, já que os ônibus podem circular sem dinheiro vivo em caixa. Alguns ônibus transitam, inclusive, sem um funcionário no papel de cobrador. O que torna obrigatório que os passageiros estejam com seu VEM em mãos na hora de embarcar.
Tá bom. Mas para que serve mesmo esse VEM?
O Vale Eletrônico Metropolitano, o VEM, serve para que a dinâmica do transporte público no Recife ganhe agilidade, acelerando o processo de embarque e diminuindo o tempo que era necessário para que os cobradores separassem o troco dos passageiros, por exemplo. Além disso, ele torna a experiência mais segura, pois facilita o monitoramento dos embarques pelo Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, ligado à prefeitura da cidade. Obter o VEM também é simples: ele pode ser adquirido pela internet e abastecido em postos de recarga distribuídos em diferentes pontos da capital pernambucana.
E como eu consigo o meu cartão VEM?
Antes de mais nada, você precisa saber de qual tipo de VEM vai precisar. VEM Estudante, VEM Trabalhador ou VEM Comum. Se você é estudante, deve comparecer ao Posto de Atendimento do VEM (Rua da Soledade, 259 – Boa Vista) com sua Carteira de Estudante do ano em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio, seu RG original (ou cópia da sua Certidão de Nascimento, para menores de 16 anos), seu CPF e um comprovante de residência. Para universitários e pós-graduandos, também é obrigatória a declaração de vínculo com a instituição onde estão matriculados. O VEM Estudante é emitido na hora.
O VEM Trabalhador, por outro lado, é fornecido pelo empregador (pessoa física) ou empresa (pessoa jurídica), que deve solicitar os cartões de seus funcionários virtualmente (no site vemgranderecife.com.br) e resgatá-los na Divisão de Comercialização do Grande Recife Consórcio, no Parque de Exposição de Animais, na Av. Caxangá.
Para obter o VEM Comum, mais simples ainda: você só precisa comparecer ao Posto de Atendimento da Soledade, aquele mesmo que indicamos acima para os estudantes, e comprar um cartão por R$ 4,00 (quatro reais). O VEM Comum também pode ser adquirido nas máquinas de autoatendimento do posto ou, ainda, nas Estações BRT e Terminais Integrados.
Legal, consegui meu cartão. Como recarrego o meu VEM?
Se você é recifense e nunca ouviu de um amigo a expressão “preciso encher meu VEM”, não está circulando o suficiente pela cidade. Encher o VEM nada mais é do que recarregar o cartão com créditos em dinheiro, que serão convertidos em passagens de ônibus. O VEM pode ser carregado em máquinas de autoatendimento do Posto de Atendimento VEM (aquele mesmo, de novo, na Soledade!), em Estações de BRT, Terminais Integrados e em mais de 500 pontos de recarga distribuídos pela cidade. Você pode, ainda, colocar créditos através da internet: no site www.vemgranderecife.com.br ou no aplicativo Ponto Certo VEM, que pode ser instalado no seu celular.
E o que é o Embarque Exclusivo com cartão VEM?
Alguns ônibus circulam com a placa Embarque Exclusivo com o Cartão VEM, o que significa que estes veículos não contam com cobradores trabalhando para receber o valor da passagem, nem auxiliar no embarque de passageiros. Eles possuem apenas o equipamento validador para leitura dos cartões VEM. Nesses casos, você só poderá embarcar com o cartão VEM em mãos. Do contrário, não poderá utilizar aquele ônibus para seu trajeto. Essa dinâmica foi estabelecida principalmente em linhas em que poucos passageiros utilizavam dinheiro em espécie para custear suas passagens.
Deu para entender a importância do VEM para o bom funcionamento do transporte público no Recife, não é? Principalmente nos casos dos ônibus com embarque exclusivo para quem tem o cartão em mãos. E mesmo nas linhas que ainda aceitam o pagamento da passagem sem o Vale Eletrônico Metropolitano, usar essa ferramenta vai tornar seu embarque mais prático e sua viagem, mais segura.
E aí, pronto para o próximo passeio? Antes de embarcar, navegue pelo nosso guia digital e confira todas as opções de comércio, gastronomia e pontos turísticos que esperam por você na próxima visita do Centro do Recife.
Última atualização: 29 de setembro de 2020 as 16:00