29 de setembro de 2020
Andar pelo Centro do Recife pode ser uma tarefa desafiadora para quem não está familiarizado com as ruas daquela região. As pontes, praças e construções antigas podem se embaralhar no seu mapa mental até que, de repente, você se descubra diante dos mesmos lugares por onde já passou. E distante daqueles onde pretendia chegar. Para quem não mora nas proximidades dos bairros do Recife ou de São José, então, o desafio de como chegar no Centro do Recife é ainda maior. Qual a melhor rota? Quais os ônibus ideais? E as melhores alternativas para se deslocar até lá? Para te ajudar a responder estas perguntas e organizar seu próximo trajeto até o centro da cidade, reunimos algumas dicas fundamentais.
Entenda como funcionam as linhas de ônibus Recife
As linhas de ônibus da capital pernambucana circulam diariamente por toda a Região Metropolitana do Recife. Para saber qual a melhor opção para seu trajeto, você pode acessar os itinerários mapeados pelo Grande Recife aqui, numa rápida pesquisa que pode ajudar – e muito! – a quem ainda não está habituado com o transporte público da cidade. Neste outro link aqui, você também pode acompanhar o quadro de horários previstos para cada uma das rotas em operação, que vão te ajudar a decidir quando e como chegar no centro do Recife.
E ainda no quesito ônibus, uma dica bônus! Clicando aqui, você acessa o site da plataforma CittaMobi, que rastreia os veículos e informa, em tempo real, as previsões mais precisas para as chegadas deles em cada uma das paradas do Recife e RMR.
Vale a pena usar o metrô do Recife para ir ao centro? Descubra aqui!
Com 29 estações subterrâneas e sete estações de VLT (metrô de superfície), o metrô pode ser uma boa alternativa para quem está procurando como chegar no Centro do Recife. Mais ainda para quem quer se ver livre do congestionamento no trânsito pelas vias convencionais. Embora sua malha tenha menor alcance que a dos ônibus, por exemplo, o metrô do Recife entrega vantagens como a tarifa única (R$ 4) e tem todas as suas linhas mapeadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) aqui. Os passageiros podem contar, ainda, com estações de integração entre o metrô e os ônibus, sem que precisem pagar outra passagem para o novo embarque, distribuídas em diferentes pontos da Região Metropolitana do Recife. Você pode conferir mais dicas sobre as integrações, os itinerários do metrô e quando vale a pena usufruir deste meio de transporte AQUI.
VEM Recife é necessário para usar o transporte público no Recife?
O Vale Eletrônico Metropolitano, que todos nós conhecemos como VEM, serve para agilizar o embarque de passageiros nos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. Ele também contribui para a segurança no transporte público da cidade, já que dispensa o uso de dinheiro em espécie para a compra das passagens. Graças a essa ferramenta, algumas linhas não contam com cobradores na entrada dos ônibus. E para subir a bordo de um destes veículos, é obrigatório ter o VEM em mãos. Saber disso vai ser útil na hora de planejar como chegar no Centro do Recife sem complicação. Você pode conferir AQUI as recomendações sobre o uso do VEM e saber, ainda, quais os procedimentos necessários para adquirir ou recarregar o seu cartão.
Como funciona o BRT no Recife? E como chegar no Centro do Recife com esse reforço?
Criado há seis anos, o BRT reforçou a mobilidade no Recife e estreitou a conexão da capital do estado com cidades vizinhas, como Olinda, Abreu e Lima, Igarassu, Paulista e Camaragibe. Os BRT’s nada mais são do que ônibus de trânsito rápido, que circulam por trechos com vias exclusivas (vias livres), diminuindo o tempo de percurso dos passageiros. Eles operam em seis rotas de ônibus na Região Metropolitana do Recife, circulando entre 42 paradas de ônibus locais. Para entender melhor as rotas e o funcionamento do BRT na cidade, você pode acessar este conteúdo AQUI.
Ficou mais fácil planejar como chegar ao Centro do Recife sem se perder entre todas as rotas possíveis, não é? Assim, você não gasta tempo e nem energia extras por ter escolhido o ônibus errado ou saltado numa parada diferente daquela onde deveria descer. Acesse nosso site e confira mais informações sobre o comércio, o turismo e a gastronomia no centro da capital pernambucana.
Para mais dicas, siga o Recife Centro também no Instagram!
Última atualização: 12 de janeiro de 2021 as 11:39